27 março 2014

A arte e as crianças.


Uma escapela a dois mas sempre a falar e lembrar as nossas mais-que-tudo. As nossas fofinhas. As nossas princesas. Saudades. Muitas, muitas. É muito saudável este sentimento de falta que nos enche o coração no momento do reencontro. A cada dia. Mesmo no dia-a-dia. Na banal ida à escola para as buscar ao fim da jornada.
Não fugindo do tema do post (impossível tocar num assunto tão mágico como o amor paternal e não nos deixarmos levar...), quem não trás uma lembrancinha para as crianças destas escapadelas? 

E o que deverá ser a lembrança de viagem? A meu ver, a criança valoriza qualquer simples prendinha. Mas, e se pudermos conciliar a alegria desta com o local/significado da viagem e o lado lúdico e educativo...p e r f e i t o !
Assim, desta vez veio um puzzle de madeira (adoro brinquedos à antiga, de madeira, resistentes e a fazer lembrar outros tempos) em forma de elefante, em que o fio condutor poderá ser de um lado a numeração ou do outro o alfabeto. Bonito e didático! Comprado numa feira de rua, tipo feira da ladra, El Rastro.
Do Thyssen-Bornemiska vieram uns originais pincéis de dedos. Eu desconhecia a sua existência. São muito originais e podem ser uma prenda muita gira que estimula a coordenação ao pintar com vários dedos. Vejam a foto e imaginem. São demais!
Veio também um jogo de memória/puzzle duplo do Guernica. E não foi nada fácil fazê-lo em família pela primeira vez. Sabem bem como são  imprevisíveis e únicas as formas e personagens de Picasso... Um jogo que estimula a mente (diz a caixa, e eu acredito). Comprado no Reina Sofia
Vieram ainda 3 postais de quadros famosos. Um de Picasso, um de Miró e um de Cézanne (parece que vou ter que visitar os museus portugueses em busca de outros exemplares...) Começa assim, de uma forma simples, uma colecção educativa que pretende introduzir noções de arte e, neste caso, pintura às minhas princesas. E, por muito que estas adorem os mil e um brinquedos apenas com aspecto lúdico, sempre acabam por assentar arraiais com os puzzles, os legos e principalmente os livros. Adoram folhear. Contar e recontar histórias a uma assistência de nenucos e bonecas que colocam meticulosamente  lado a lado. Imaginar. Explorar. Viajar. (E eu adoro. Confesso.)
Que acham? Foram boas as escolhas? Talvez fosse melhor termos eleito uma coisa só. Mas definitivamente não deu. 

Nota: a vontade de trazer os espectaculares e inúmeros livros de arte para crianças era muita mas chamando a razão a mim... Eram em espanhol! 







Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.