24 outubro 2015

Viagem de autocaravana a 4: Valencia


Para começar fica a dica: se vos mandarem para o rio Túria não procurem água... Os valencianos falam do rio como se este existisse...mas não se iludam! Mais à frente explico porquê...

Valencia! Chegamos. Chegamos à terra onde vivi rápido rápido durante 4 meses. Onde conheci a vivência, abertura e bem receber de "nuestros hermanos", mas também o explorar das diferentes culturas de um mundo de estudantes ERASMUS. Onde me apaixonei pela profissão que tenho hoje. Muchas gracias!
Fui visitar mas principalmente partilhar. Com a família que tenho hoje, tudo o que conheci ontem. E assim foi. 
Palmilhamos o centro histórico a pé (não podia deixar de ser). Plaza de la Virgen, Catedral, Plaza de la Reina. Mercado central. Com muita cor e sabor. A sumo natural e fresco que o calor aperta. Plaza Ayuntamiento. Muitas ruas e ruelas. Música. Entretenimento. Fizemos bolas de sabão gigantes. Entramos nelas. Muitas lojas. Restaurantes modernos e muitas tapas. Voltando sempre à casa partida: a Plaza de la Reina. É tempo de relembrar o sabor fresco da típica horchata no lugar que tão bem lembro. horchateria Santa Catalina. E o que é a horchata? - perguntam vocês. Ora a horchata é uma bebida artesanal típica de "chufa", extraída das raízes da planta, com fruto parecido com a avelã. Só experimentando pois é algo "diferente" do que geralmente conhecemos. Acompanhe com churros ou bunuelos e aproveite!

Para conhecermos algo mais sem a criançada se queixar em demasia, percorremos a cidade nos bus turístico, podendo apreciar monumentos e zonas mais distantes deste centro antigo. A técnica usada foi dividirmos os nossos dias entre a cidade e a praia, para não cansar as miúdas de conhecimento, alternando com a diversão que tanto gostam. Fomos a las Arenas e Malvarosa, presenciamos a movimentada e extensa praia, mergulhamos nestas cálidas águas mediterrâneas. 

Passamos dois dias completos em Valencia (3 noites). Curiosos também pela arquitectura e modernidade da cidade, vivemos também na descoberta da cidade das artes e das ciências. Escolhemos os melhores ângulos e deixamos-nos conquistar pelos arrojados traços de Calatrava. Divertimos-nos mais ainda no Museu da Ciência. Saltamos como cangurus. Construímos edifícios. Testamos a força mental. E fomos ao espaço!

Não posso ainda deixar de sublinhar uma área da cidade que tanto me atrai. Porque é a prova de que da adversidade pode nascer uma grande ideia, aqui está ela. Resumindo e, sem grandes noções históricas, pode-se dizer que o rio Túria, em tempos que já lá vão, provocou várias inundações e desastres na cidade, pelo que decidiram desviar o seu curso. Agora, este percurso é o pulmão da cidade. Com jardins e muita vivência, cruzamos-nos com muitas pessoas a correr, caminhar, andar de bicicleta, divirtindo-se em parques infantis e campos de jogos... É, sem dúvida, uma zona vivida da cidade. Uma zona de lazer e de prazer. Um luxo, diria eu, que os valencianos muito prezam. E que se pode ver!
Como o turista também gosta de aproveitar, felizes fomos pedalando em família numa bicicleta a quatro. E ainda mais no maravilhoso Gulliver. E o que é o Gulliver? Um gigante, vocês sabem. Um gigante preso ao chão com cordas. Um gigante parque infantil com escorregas gigantes também. o que resulta em gigantesca diversão! E estes escorregas são os dedos, os cabelos, as pernas e muitas das curvas desta personagem de um conto infantil. Uma atração que não agrada apenas a miúdos mas também a graúdos! Espectacular diria! Têm que la ir!

Crianças: o bus turístico foi óptima opção para não ser maçador e excessivamente cansativo. Aconselhamos alternar com momentos de descontração na praia. O museu da ciência, assim como o enorme oceanário são muito interessantes e eles vão adorar! Não perder passeio de bicicleta em família e diversão garantida no gigante Gulliver!!! 
Há ainda o Bioparc, uma viagem ao coração de África (nós não fomos... pelo que aconselho que investiguem se vos interessar...)

Para autocaravanistas: ficamos em El Saler, zona natural com Albufeira lindíssima a visitar, assim como porto (possível dar passeio de barco com pescadores). Parking de autocaravanas La Marina, a 7 km de Valencia e 11€/noite (com água, despejos, WC químico, duche quente a 1€, sem electricidade); há ainda outros parques de campismo mesmo ao lado. Há um autocarro para a cidade (nós fomos de autocaravana e estacionamos na cidade das artes e das ciências; sem contratempos...).




































Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.