10 abril 2016

Viajar com crianças

Este texto foi escrito a convite do jornalista e amante de viagens Rui Barbosa Batista, do blogue Born Freee, que aconselho a seguirem...


Se as crianças são o melhor do mundo... e se adora viajar, porque não fazer um "dois em um"? 
Viajar com crianças não é o bicho de sete cabeças pintado por uns, nem o descanso completo ansiado por outros.
Na correria do dia a dia, não temos o tempo que gostaríamos para usufruir dos filhos a 100%, disponibilidade mental para nos entregarmos e partilharmos com estes tudo que somos entregues à liberdade, que é como quem diz, em férias. O stress, os horários, as refeições saudáveis, o trabalho fora de horas, os turnos, as rotinas e as regras são "males" de que não nos livramos mas que podemos deixar em casa, fechados a sete chaves, quando partimos em viagem.
Nós viajamos com crianças. Desde cedo. Foi em viagem que nos conhecemos e apaixonamos. Foi em viagem que as concebemos. E é em viagem que realmente as vivemos. 

Vantagens de viajar com  crianças: acreditamos estar a dar-lhes o melhor de nós e do mundo com estes momentos. Momentos em família, abertos à novidade, à exploração, à partilha e gestão da descoberta em conjunto. E, poder usufruir do cheiro dos filhos, sorver a sua inocência, registar os seus comentários ingénuos mas perspicazes, assim como participar na hora dos abracinhos, é, com certeza, o melhor spa que nos podem oferecer. Todos saímos a ganhar. Miúdos e graúdos!

Cuidados a ter: cuidados comuns a adultos e adequados aos locais por onde se viaja (planeamento, vacinas, etc), não esquecendo que existem elementos na família com pernas e resistência menores (que ainda assim sempre nos surpreendem). Medicamentos em SOS, adequados à administração por crianças e em correcto modo de conservação. Entretenimentos para os tempos mais "parados" - como em viagem - com o desafio extra de ocuparem pouco espaço...

Como planear: consoante o budget disponível, destinos pretendidos e perspectivas a abordar, consideramos essencial planear a viagem com alguns assuntos/projetos com interesse para o grupo etário das crianças em causa ou os seus gostos pessoais. Abordar de forma correcta e da perspectiva da criança a viagem poderá fazer toda a diferença. Como exemplo, na nossa recente viagem pelas aldeias históricas de Portugal, a abordagem aos castelos, às princesas, aos bailes e ao desbravar de terras pelos bravos e aventureiros portugueses foi essencial. Um sucesso que pode ser conseguido sem recorrer (sempre) a parques de diversão!

Como reduzir custos: planeando mas também improvisando! Planear reduz custos desnecessários por desconhecimento mas o improviso está também (e muito bem) associado à viagem. Estar prevenido com snacks/água para saciar apetites a horas ou sítios menos próprios ou amigos do bolso será uma forma de reduzir os elevados custos de urgência. Cozinhar as próprias refeições será outra forma de o fazer (e as crianças adoram participar!). Por isso recomendamos e adoramos as nossas road trips, especialmente se forem com a nossa Maria Acelera, uma autocaravana que já é membro da família e que tem feito as alegrias de miúdos e graúdos. 






Sugestões de destinos amigos de famílias com crianças,

Em Portugal,
- aldeias históricas de Portugal, com toda a alegria ja referida de subir a castelos, dançar nas salas de baile, imaginar vivências de outros tempos (ver aqui).
- costa vicentina: qual a criança que não gosta de praia? E porque não em época baixa, onde as praias estão desertas, as crianças saudosas de praia e os areais desertos para correr? E se podermos aliar a alegria dos pais a petiscar sobre as lindíssimas falésias, esticados na praia a apanhar sol, ou a gozar da simpatia do alentejano a um espetacular programa para toda a família? Perfeito, diriam. Sugerimos então uma ida ao Badoca Safari Park, um programa que adorámos (aqui).
- alqueva: visitar a zona do alqueva e todas as terrinhas que o cercam é um programa que recomendamos. A história da velha e nova Aldeia da Luz e tudo que por lá se passou suscita grande curiosidade nas crianças, que se interessam imenso. E se, por hipótese, pudessem passear e dormir num barco/casa? "Yuuuupi! Isso é que era!". Foi a cereja no topo do bolo (aqui). Mais uma vez, para miúdos e graúdos. Poderão ainda visitar o Fluviário de Mora, um aquário dedicado aos ecossistemas de água doce, com muitas actividades para o principal público alvo, as crianças.





Aqui perto, 
- deserto de Bardenas: se pensam que para ir ao deserto precisam deslocar-se a Marrocos, à Tunísia ou ao Egipto estão redondamente enganados. Aqui perto, no parque natural das Bardenas Reales, reserva da Biosfera, poderão usufruir dessa experiência. Por perto, uma surpresa: um parque de diversões/zoológico (de nome Senda Viva), entre Valtierra e Arguedas, muito perto das tão ansiadas paisagens do deserto. Um parque distribuído pela natureza e pelas montanhas, com animais e muita diversão para todas as idades (siga com mais pormenor aqui).
- zona vinícola, la RiojaLa Rioja é uma província espanhola situada a norte, fazendo fronteira com o país basco. Nós, e as crianças, adoramos correr nos corredores de vinha, apanhar uvas e provar. Visitámos a bodega Marqués de Riscal, onde estiveram muito atentas à explicação do ciclo da uva até obtenção do vinho, com um filme ilustrativo de todas as fases (siga com mais pormenor aqui).E ainda lhes foi dada a oportunidade de fazer uma prova também. Com mosto, mas também brindaram. Tchim-tchim! 





Abrir horizontes e o espírito ao mundo "fora de casa" é o que lhes oferecemos. E, se um dia não se lembrarem da viagem a um qualquer lugar, que este lugar e as suas gentes lhes habitem a alma e as façam voar. Quem sabe se para lá voltar.


Share:

Sem comentários

© positive mood | All rights reserved.